quinta-feira, 21 de maio de 2009

Velox: lentidão voltou ontem em Cabo Frio (RJ)

Ontem, a partir do meio da tarde, a lentidão voltou a assombrar os usuários do precário serviço oferecido pelo Velox, cuja maior velocidade aqui, em Cabo Frio (RJ), é de apenas 1 MB. Estou com essa velocidade desde 18 de outubro de 2004, enquanto São Paulo, nas regiões mais nobres, tem Speedy a 30 MB. A GVT alardeia, e eu acredito, velocidades que podem chegar até 100 MB ainda este ano.

Estou deixando isto aqui registrado para que sirva de prova material se acaso o problema continuar, pois desta vez eu irei à Justiça.

Ano passado, nessa mesma época, aconteceu isso! A conexão ficava boa da 1h às 9h, depois lentidão total. Um arquivo de menos de 5 MB levava até 3 horas para ser baixado.

Eu ligava direto para o suporte técnico da Oi/Velox e cada operador e/ou técnico dizia uma coisa diferente. A maioria falava em uma manutenção; outros, diziam que o problema era com o meu micro! Eu dava risada, pois todos os micros aqui de casa e da vizinhança então estavam com o mesmo problema!…

Certa vez, me passaram para o tal Suporte Técnico Avançado, que de avançado só tem o nome. De lá, eles mandaram eu fazer uma série de procedimentos no meu micro (alterar DNS etc). Conclusão: fiquei 3 dias sem conexão nenhuma!

Aí, comecei a ligar pedindo desconto. Uma senhora da empresa, talvez diretora ou sei la o quê, me telefonou numa noite dizendo que não ia me conceder desconto algum pois a velocidade contratada era de até 1 MB! Não foi isso que eu vi, e ainda vejo, no site. Ali está bem claro: velocidade de 1 MB, e não de até 1 MB! Fiquei indignado e ainda disse que eles praticam preços diferenciados para a mesma velocidade, o que é ilegal de acordo com a Anatel – outra que não faz nada pelo usuário.

Foi uma “queda-de-braço” que durou 5 meses, quando, em setembro, tudo voltou ao normal.

Deixo este registro aqui, pois me disseram ontem, no suporte, que um técnico viria a minha casa hoje (21/5/2009) para ver o que estava acontecendo.

A velocidade agora, 3h59, está ótima. Vou esperar até as 9h para ver se começa a cair como acontecia no ano passado.

Se não resolverem isso em uma semana, vou entrar na justilça e pedir tudo o que tenho direito.

É um absurdo o pessoal daqui de Cabo Frio (RJ) pagar R$ 149,00 por 1 MB, enquanto a 160 km daqui, na capital fluminense, o mesmo 1 MB, sem desconto fica em torno de R$ 62,00.

Em São Paulo, que, pelo que vi no site da Speedy, não tem preços diferenciados, 1 MB custa uma baba. Com esses R$ 149,00, acho que dá para ter 4 MB, eu acho.

15 comentários:

JOÃO MARQUES disse...

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA E ENTREI NA JUSTIÇA E O JUIZ JULGOU IMPROCENTE A MINHA AÇÃO. EU TIVE QUE BAIXAR A MINHA VELOCIDADE PARA 600 E NÃO ADIANTOU. NA VERDADE ELES SOBRECARREGARAM O LINK COM AS VENDAS E AGORA NÃO SABEM O QUE FAZER.
EU TENHO 5 ANOS DE VELOX TO CAINDO FORA FUI ENGANADO TODO ESSE TEMPO, POIS PAGAVA POR 1 MEGA E DESCOBRI QUE O CABO NÃO AGUANTA 1 MEGA.

Bronca no Trombone disse...

Só neste país acontecem coisas assim. Se fosse na Europa, você ganharia uma indenização e a Oi/Velox pagaria uma multa astronômica. Graças a Deus, a velocidade normalizou ontem. Mas se um dia eu tiver que entrar na justiça e o juiz vier com história de que a minha ação não procede, eu processo ele! Afinal, ele não é soberano. Deve obediência aos magistrados hierarquicamente acima dele. Eu adoro uma contenda judicial.

JOÃO MARQUES disse...

EU VOU ENTRAR NOVAMENTE NA JUSTIÇA, MAS AGORA EU JUNTEI PROVA PARA DEMASCARAR ESSA GANGUE QUE AGE EM CABO FRIO, É MENTIRA ESSA MANUTENÇÃO ELES ESTÃO ENGANANDO TODO MUNDO, POIS NA VERDADE É QUE O LINK NÃO AGUENTA E A VELOCIDADE CAI.NÃO QUEREM E NEM VÃO GASTAR PARA AUMENTAR O LINK O DESCASO É TOTAL COM OS CLIENTES EU TENHO OI CONTA TOTAL 3 E QUANDO EU VOU RECLAMAR DA MINNHA INTERNET ELES DIZEM QUE MINHA INTERNET É UM BENEFÍCIO E QUE NÃO TENHO DIREITO DE RECLAMAR. ELES ALEGARAM NO PROCESSO QUE O MEU CASO É ISOLADO E TODOS EM CABO FRIO ESTÃO SATISFEITOS COM A VELOX.
(OBS.NÃO ENTRE PELA PIQUENAS CAUSAS, PORQUE OS ADVOGADOS DA OI VELOX PEDEM PERICIA, COMO NO PIQUENAS CAUSAS NÃO CABE PERICIA O JUIZ EXTINGUE O PROCESSO)(MEU TEL.22-26439320

JOÃO MARQUES disse...

USE O RJNET PARA MEDIR SUA VELOCIDADE QUE VC VAI VER QUE NÃO NORMALIZOU E IMPRIMA A VARIAÇÃO DE VELOCIDADE PARA USAR COM PROVA MAIS TARDE. (EM TERRA DE PODRE QUEM TEM DINHEIRO É REI)

Bronca no Trombone disse...

João, te dou toda razão! Eles vendem Velox a torto e a direito, alegam não ter condições de aumentar o link e a bola de neve se forma. Se você usa Firefox, baixe o complemento chamado BROAD BAND TEST SPEED (ou algo parecido). Capture telas de hora em hora, mas use o Print Screen do Windows, ou programa próprio para isso. Cole no Photoshop e salve, com data e hora. Eu fiz isso no ano passado. Uma noite, ligou uma senhora, da Oi, e disse, na maior cara-de-pau, que a minha velocidade contratada era de ATÉ 1 MB, e não 1 MB. Eu quase mandei ela tomar no rabo! E ainda chamei a Oi de criminosa, por prática ilegal de preços diferenciados para o mesmo produto. 300 kbp/s em Manaus acho que ainda custam R$ 600,00.
E o negócio é entrar na Vara Cível, apesar de alguns advogados dizerem que o juiz não leva em conta os prints de tela, mostrando as velocidades baixas de dia e altas depois da meia-noite. Acho que em qualquer vara esses prints não valem, apesar de que um e-mail meu reclamando com a Google por terem feito um perfil falso de uma amiga, e eles alegando que não havia nada de errado, foi o que, provavelmente fez a minha amiga ganhar a causa. O juiz leu o meu e-mail para a adovgada e a preposta da Google e elas ficaram mudas! Então, em todo caso, faça prints de tela quando usar o programa e ele detectar velocidades baixas.

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

João, o RJ Net é muito "otimista". Dia desses, quando a velocidade estava abaixo de 1 kb/s para baixar páginas, ele apontou a taxa de transferência acima de 80 kbp/s. Absurdo!

JOÃO MARQUES disse...

EU VOU ENTRAR CONTRA A OI VELOX E CONTRA A EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇO PARA ELA EM CABO FRIO E NO DEPOIMENTO DELES É QUE EU QUERO VER ELES VÃO CAIR EM CONTRADIÇÃO OS TÉCNICOS DA NOKIA JÁ ESTÃO PUTOS COM A VELOX. POR QUE ELES QUE BOTAM A CARA PARA BATER NA FRENTE COM OS CLIENTES DA VELOX E LES SABEM DA VERDADE E VÃO ACABAR ABRINDOO BICO AI A MERDA VAI ESTAR FEITA. NA FRENTE DO JUIZ NEGO TREME E ACABA FALANDO PARA TIRAR O DELE DA RETA.

JOÃO MARQUES disse...

ASSINEI CONTRATO COM A EMBRATEL PME DE 2 MEGA E 4 LINHAS TELEFÔNICA EU VOU PAGAR A MEDADE DO QUE EU PAGO PARA VELOX E VOU GANHAR O DOBRO DO SERVIÇO. A EMBRATEL ESTA ENTRANDO EM CABO FRIO COM O PME PARA PJ E LIVRE PARA PF. GRAÇAS A DEUS QUE EU VOU SAIR DA VELOX. A EMBRATEL VAI INSTALAR NA SEGUNDA FEIRA.

Bronca no Trombone disse...

João, entre mesmo! Se precisar me arrolar como testemunha pelo que aconteceu no ano passado, quando ficamos 5 meses com lentidão (só ficava boa a velocidade da meia-noite às 8h da manhã), e cada um no suporte técnico falava uma coisa, pode contar comigo. Eu sou prova de que o Velox é um lixo. Uma noite, minha esposa ligou lá, passaram ela para o Suporte Técnico Avançado. O camarada mandou ela fazer uma série de procedimentos no micro e... ficamos sem conexão por 3 dias! Ele deu as instruções e falou: "Agora, é com o técnico de vocês". Três dias sem conexão, pensei que fosse ficar louco! Eu tenho minhas coisas a fazer quando a saúde me permite, como, por exemplo, pesquisar, aprender...
Ah, o nome certo do medidor de velocidade do Firefox é Broadband Speed Teste and Diagnostics. É que ontem, quando eu escrevi, estava deitado (por causa da hérnia de disco, não posso ficar sentado muito tempo) e usando o notebook que não tem esse complemento. Ele é mais real que o RJ Net, que sempre diz que a pessoa tem conexão a mais do que tem na verdade.

Abraços!

Bronca no Trombone disse...

Fiquei curioso... o que é PME. A Embratel, eu sabia que já tinha para Pessoa Jurídica até 2 MB, com telefone e tudo. Eles, se ficarem estáveis, vão ESMAGAR o Velox. Tem, também, no Nordeste, a GVT, que promete, para este ano, até 100 MB/s para algumas localidades. Não sei, não. Mas 12 MB/s parece que já tem.
Faça isso. Aliás, vamos divulgar isso nos nossos blogs quando tivermos certeza (falo no caso da Embratel). Se você experimentar algum problema, mete bronca também.
Quer um exemplo de como a Oi/Velox é ruim? Tenta fazer qualquer coisa pela página deles. Só dá para consultar preços e o 102. Só.

Abraços,

André

Flavio disse...

Eu tenho uma duvida vcs que entraram na justiça, vcs conseguiram ganhar alguma indenização da velox ou ela melhorou o serviço de internet como reparo ou algo do tipo na rede de vcs.
Outra duvida é possivel processar a anatel? Essa anatel não faz nada essa merda!

Bronca no Trombone disse...

Flávio, eu ia entrar na justiça, mas meu advogado ficou enrolando demais. Aí, consegui um desconto no Oi Conta Total: de R$ 249,00 mensais por R$ 189,00, até novembro. O serviço não melhorou em nada, pelo contrário, agora fica caindo de vez em quando e a gente é obrigado a resetar o modem (desligar e ligar novamente). E Anatal, meu caro, acredito que não faça nada...

Abraços,

André

JOÃO MARQUES disse...

EU CANCELEI A VELOX
EU COLOQUEI O PME DA EMBRATEL (A INTERNET É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA)

JOÃO MARQUES disse...

EU CANCELEI A VELOX E COLOQUEI A EMBRATEL PME QUE TEM UM INTERNET MARAVILHOSA E VOU ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A VELOX, POIS TENHO UM EMAIL DA OUVIDORIA DA OI COM TODOS OS PROTOCOLOS QUE COMPROVAM A MANUTENÇÃO EM CABO FRIO DESDE JANEIRO DE 2007, MANUTENÇÃO ESSA QUE NÃO TEM SOLUÇÃO.

Bronca no Trombone disse...

João, fico feliz por você que conseguiu se livrar da Oi. Eu não posso, pois não tenho empresa, nem micro nem média. Estou pensando em virar Micro empreendedor, mas preciso de dinheiro para pagar várias taxas...
Estou cercado pela Oi mesmo. Tenho que aguentar, apesar que o Velox está estável... Hoje, baixei em horas um arquivo de quase 1 GB...

Abraços,

André