sábado, 2 de maio de 2009

Sinopse de uma telenovela

namorados

Há 13 anos, uma história completa surgiu na minha mente e, então, eu desenvolvi uma sinopse breve. Na época, entrei em contato com a Televisa, no México, e uma outra emissora de TV venezuelana. Ambas me deram esperanças, mais ainda a TV da Venezuela.

Só que a coisa “esfriou”. Ninguém nunca mais me disse nada, eu também não corri atrás.

Anos depois, retomei o contato com a Televisa e cheguei a receber um e-mail de um maioral de lá, dizendo “que minha sinopse estava sendo analisada”. A coisa parou por aí.

Como eu acredito ser uma boa história que, logo no começo, difere das telenovelas tradicionais, pois os mocinhos da história não têm aquele encontro típico de primeiro capítulo, resolvi publicá-la aqui no blog.

A história está registrada na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e a postagem dessa sinopse serve, também, como uma garantia a mais de que a idéia é de minha propriedade.

Na página seguinte, leiam “EU SOU O SEU DESTINO”…

 

(A IMAGEM PERTENCE À USUÁRIA DO FLICKR TOALAFOTO. O LINK ESTÁ NA IMAGEM. TENTEI ENTRAR EM CONTATO COM ELA, PARA PEDIR-LHE AUTORIZAÇÃO PARA USAR A IMAGEM, MAS NÃO OBTIVE SUCESSO)

EU SOU O SEU DESTINO”

André Christophe

 

Após sofrer uma forte decepção amorosa, Carlos resolve dar um tempo nos relacionamentos e dedicar-se mais a sua profissão de escritor.

Carlos começa a ter sonhos com uma linda mulher, Cristina, que sempre diz: “Eu sou o seu destino”.

Esses sonhos ficam se repetindo de maneira insistente, até que um dia Carlos tem um sonho completo, mais parecendo uma cena de novela.

No sonho, Carlos vê um carro parado numa esquina, mas ele não consegue ver nitidamente como é a rua, mas a placa é nítida: DCN 3433.

Carlos acorda sobressaltado, pega um pedaço de papel e, às pressas, anota aquela placa.

Em seguida, liga para um amigo, que trabalha no Detran, e pede para que ele diga se aquela placa pelo menos existe. O amigo faz a pesquisa e confirma. Trata-se de um carro de São Paulo, de propriedade de José Manoel Vieira. Carlos consegue também o endereço do proprietário e vai até lá.

Carlos vai até o endereço que conseguiu, toca a campainha, mas ninguém atende. O tal carro também não está lá.

A partir daí, todos os dias Carlos vai até aquele endereço, na esperança de descobrir mais alguma coisa. Anda pelas ruas do bairro procurando a mulher do sonho.

Um dia, tem a idéia de reproduzir, em forma de desenho, o rosto de Cristina. Contrata um bom desenhista e faz uma espécie de retrato-falado da moça. Após dias de intenso trabalho, o desenhista, por fim, consegue reproduzir o que Carlos queria.

Carlos tira milhares de cópias coloridas daquele desenho e começa a distribuí-las pelo bairro que ele viu no sonho. Algumas pessoas pensam que ele não passa de um lunático.

O tempo passa e Carlos não consegue encontrar Cristina. Seus amigos começam a pensar que ele está sofrendo alucinações, pois ninguém, em sã consciência, leva um sonho tão a sério.

Seis meses depois, Carlos mais parece um trapo humano do que gente. Seus amigos se afastaram, pois o rapaz não queria ouvir conselhos de ninguém.

Carlos decide parar com aquilo. Ele cai em si e percebe que esteve realmente alucinado durante todos aqueles meses.

Logo, Carlos conhece Mariana, e gosta do jeitinho doce dela.

Os dois começam a namorar, mas Carlos não a ama, o que deixa a moça muito triste.

Um dia, Carlos resolve contar para Mariana toda a história do sonho com Cristina. Ela fica chateada e sente que não vai conseguir lutar contra um “fantasma onírico”.

Mariana pensa em terminar o namoro, mas Carlos implora que ela não o faça, pois ele vai conseguir superar tudo. Mariana dá um voto de confiança ao namorado e sugere que ele faça terapia. Carlos concorda e começa a se tratar com um psicólogo.

Dois meses depois, ele decide pedir Mariana em casamento. A moça aceita, mesmo sabendo que Carlos não está “curado”.

A uma semana do casamento, Carlos está andando pelo centro da cidade quando seus olhos pousam na placa de um carro: DCN 3433. Ele se arrepia todo. É o carro do sonho. Sua intuição diz que alguma coisa vai acontecer naquela tarde.

Então, Carlos decide ficar perto do carro, para, enfim, ver quem é o proprietário. Ele fica numa posição igual a de um dos sonhos que teve. De repente, chega Cristina, olhando ao redor, como que procurando algo. Carlos a identifica imediatamente. Antes que ele pudesse gritar o nome dela, o olhar dos dois se cruza.

Cristina se aproxima e diz: “Você voltou! Eu não aguentava mais esperar”. Carlos fica emocionado e não sabe o que dizer. Então, Cristina, completa: “Eu sou o seu destino”.

Os dois saem dali e vão a uma lanchonete. Conversam muito. Cristina diz que eles são almas gêmeas e que ela teve a permissão de lembrar-se de outras vidas, justamente para procurar Carlos e ficar com ele para sempre.

Os dois se dão as mãos e caminham, em direção ao infinito...

FIM

0 comentários: