domingo, 10 de maio de 2009

Minha vida profissional – PARTE 3

SCRIPT

Nem teleteatros nem radioteatros. Essa era a realidade naquele momento. Mas como sou teimoso, continuei a escrever teleteatros – muitos, confesso, ruins à beça –, imaginando que um dia a coisa poderia dar certo, já que eu tinha um vizinho que trabalhava na Record e estava, àquela altura, dirigindo também uma novela na TVS (hoje, SBT): “Conflito”, uma adaptação do Crayton Sarzi de um texto mexicano, de Marissa Garrido.

Um ano se passou e eu continuei a escrever minhas histórias. Aí, a TV Manchete começou a apresentar “Joana”, estrelada por Regina Duarte. Gostei do formato, assisti a vários episódios e, mais uma vez, decidi escrever alguma coisa e procurar a produtora responsável, a Art Vídeo, de propriedade do Guga de Oliveira (irmão do Boni, o todo-poderoso da Globo na época). Escrevi um episódio, “botei embaixo do braço” e fui atrás da tal Art Vídeo. Para minha decepção, a série só teria a primeira temporada, ou seja, mais um furo n’água.

No final do ano, por causa do fato de minha mãe começar a receber espíritos, encasquetei que deveria escrever uma novela espírita. Fui incentivado por uma entidade que “descia” na minha mãe, Ana, que me contou rapidamente como foi o seu desencarne: ela estava com o noivo (os dois já estavam prestes a se casar) em um carro quando sofreram um acidente. Morreram na hora. Disse ao espírito de Ana que esse seria o tema da minha novela. E já tinha um título na cabeça: “Almas Gêmeas”.

E comecei a escrever! Eram capítulos de 16 páginas, o que renderia meia hora de novela (padrão da TVS naquele tempo), com 23 minutos de arte. Chegava a escrever até 3 capítulos em um dia!

Na minha ingenuidade, imaginei que, pelo fato de eu estar escrevendo uma novela, eu conseguiria alcançar o meu sonho, o de entrar na TVS como escritor. Meu avô vivia reclamando dessa minha obsessão pela TVS e dizia que o negócio era eu tentar a Globo. Mas eu queria a TVS porque queria.

Durante aquele ano de 1984, o meu primeiro na faculdade, escrevi mais de 200 capítulos.

Em 1985, quando eu estava escrevendo o capítulo 273, resolvi mandar uma cópia para a TVS, aos cuidados do sr. Crayton Sarzi, diretor artístico da emissora. Fiz uma carta, mencionei minha amizade com o Baroni (o Crayton conhecia bem o Baroni, lógico, pois o Baroni havia dirigido “Conflito”, adaptação do Crayton), meti a cópia do capítulo 273 no envelope e despachei pelo correio.

Minha mãe, que já estava “indo embora”, disse que eu agi feito um tolo, pois muita gente fazia o mesmo que eu. Para me defender, disse-lhe apenas: “Eu sou eu; os outros são os outros. Se eu não tentar, nunca saberei se vou conseguir”…

 

CONTINUA AMANHÃ…

2 comentários:

Rafhaelbass disse...

Ficou um ar de mistério agora, sobre o que virá depois...

Abraços!

Bronca no Trombone disse...

Obrigado pelo apoio que está me dando ao acompanhar a minha trajetória profissional, Raphael.
Resolvi publicar essa série para, quem sabe, ajudar as pessoas que lutam por um ideal. Eu, na verdade, passo por fases que esqueço dessas coisas, mas depois volto com força total. Ainda tem muita história pela frente. História mesmo, com H, pois tudo é verdade, apesar de parecer mirabolante. Disso tudo, você verá, no final, que Deus me fecha uma porta mas abre duas.

Abração!