quinta-feira, 7 de maio de 2009

A História de Anne

Outro texto que usa e abusa das metáforas, sempre com a intenção de se atingir um determinado alvo. Leiam e tirem suas próprias conclusões…

Esta história se passa em algum lugar do tempo na Noruega

Era uma vez uma linda menininha chamada Anne.

Ela estava sempre triste, porque não tinha nenhum brinquedo para brincar.

Um dia, Anne encontrou um boneco no meio da rua e resolveu levá-lo para casa.

Anne passou a chamar o boneco de Olav.

Feliz da vida, ela disse:

- Não quero que você saia de perto de mim, entendeu, Olav?

Só que Olav, na verdade, pertencia a uma outra menininha, chamada Kirsten.

Quando Kirsten descobriu que seu boneco estava com outra menina, foi lá falar com ela.

As duas brigaram e Olav, quem diria, ganhou vida e disse para as duas:

- Vamos fazer uma coisa: eu fico um pouquinho com cada uma. Assim, vocês não brigam mais!

As duas gostaram da idéia e, depois desse dia, aparentemente, tudo havia voltado ao normal.

Depois de alguns meses, Anne estava passeando no bosque quando viu outro boneco, nada parecido com o seu Olav.

Anne se aproximou e tentou pegar o boneco, mas ele já tinha dona, uma menininha muito brava, chamada Sigrid.

A partir desse dia, Anne sempre via o boneco e tentava pegá-lo. Mas Sigrid aparecia e não deixava.

Anne ficou muito triste e começou a chorar. Então, a Fada dos Bosques apareceu e disse:

- Por que chora, menina bonita?

Anne limpou as lágrimas e disse:

- Porque eu vi um boneco e quero ele para mim!

- Mas você já tem um boneco!

- Só que eu tenho que dividi-lo com outra menina...

- Esse boneco que você viu já tem dona.

- Eu quero ele! Eu quero ele!

A fada, muito piedosa, resolveu ajudar Anne:

- Vou fazer um encanto e trazer esse boneco para você!

E, num passe de mágica, Anne viu surgir, a sua frente, o boneco que ela tanto queria.

Anne resolveu chamá-lo de Edvard.

Agora, parece que a felicidade era total na vida de Anne. Ela tinha mais um boneco.

Mas Anne era uma menina muito indecisa, não sabia o que queria. De dia, ela brincava com Olav. À noite, quase sempre, ela brincava com Edvard.

Meses depois, a situação não havia mudado. Anne continuava a brincar com os dois bonecos.

Então, a Fada dos Bosques tornou a aparecer e disse para Anne:

- Você não pode mais ficar com os dois bonecos. Você precisa decidir com qual deles quer ficar!

Anne ficou apavorada. Ela tinha que decidir. E agora?

Depois de muito pensar, Anne decidiu ficar com Olav. E, sem mais nem menos, pegou Edvard e disse para ele:

- Você, eu vou jogar fora!

Anne foi até o quintal de sua casa e jogou Edvard para cima, a fim de fazê-lo passar pelo muro, que era muito alto.

Do lado de fora da casa, uma menininha ia passando. Ela olhou para o alto e viu Edvard, caindo. Ela correu, abriu as mãos e recolheu Edvard, antes que ele caísse no chão. Feliz, a menininha disse:

- Que boneco bonito! Eu estava mesmo querendo um destes!

A menininha foi embora, feliz da vida.

E Anne continuou com Olav, mas tendo que dividi-lo para o resto da vida com Kirsten.

0 comentários: