terça-feira, 5 de maio de 2009

Cuidado com programas piratas!

email1

Domingo agora, dia 3 de maio, recebi um e-mail de uma companhia de softwares que produz o Ace Translator, um ótimo tradutor, com vários idiomas.

No e-mail, eles diziam que haviam detectado no meu micro uma cópia do programa CRACKEADA, e que o crack havia sido desabilitado por eles.

E mais: me deram 7 dias de prazo para eu comprar a licença (60 dólares), o que eu fiz de imediato, pois quando baixei esse programa, o fiz em um site que dizia abrigar somente arquivos freeware, e não me lembro de ter usado qualquer artifício para ter o programa full.

Eles foram incisivos e disseram que “se eu não comprasse a licença, por roubo de software ser crime, tomariam todas as providências legais cabíveis, entrando em contanto com a justiça brasileira”. Chegaram a falar em multas de até R$ 200 mil e cadeia por até dois anos!

Eu não ponho esse tipo de programas na minha máquina não porque eu seja “politicamente correto”. É que 99,99% desses programas vêm carregados de vírus. É o que eu leio pelos fóruns da vida, quando, sem querer, me deparo com alguma matéria ou post sobre o assunto de pirataria.

Então, eu só uso programas grátis (freeware e open source).

Recentemente, comprei o Word Splash, para confeccionar caça-palavras. Havia inúmeras versões crackeadas na internet, mas, como já tive péssimas experiências com vírus (vindos por e-mails), eu não tive dúvidas: entrei no site da Chronasoft e comprei o meu programa.

A minha conduta é mais para preservar o computador onde eu tenho praticamente toda a minha vida (é lógico que eu faço backup diário de tudo o que eu produzi ao longo do dia, mas sempre uma coisinha se perde quando um vírus destrói os dados e você precisa formatar a máquina): links interessantes, serviços, controles pessoais etc.

Aqui vai uma dica, pessoal: cuidado com esses programas que estão em tudo quanto é lugar. O risco de contaminação por vírus e outras pragas é muito alto.

 

(A IMAGEM PERTENCE AO SITE: http://professordigital.wordpress.com/2009/04/05/seguranca-em-computadores-e-na-internet-ii/)

1 comentários:

João Carlos Apetito disse...

Abraços
Colega, vi seu comentário no blog e devo lhe dizer que comigo nesta semana aconteceu a mesma coisa com esta mesma emprêsa.
Por favor, não posso dizer que não esteja preocupado pois é claro que não quero complicaçõescom ajustiça de forma alguma.
Também baixei este software pensando que era livre.
Gostaria de que me ajudasse e me orientasse se devo adquirir este programa ou não acreditar que farão o que me ameaçaram.
Obrigado pela atenção e desculpe-me ter tomado seu tempo.
João Calos Apetito