quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cigarro X Bebida Alcoólica

No site do Shvoong, este post já rendeu 101 visitas, até a última vez que vi – um minuto atrás…

O cigarro, que já foi símbolo de glamour nas décadas pretéritas, hoje é visto como um vilão assassino que, dependendo do entusiasmo daqueles que o atacam, o único responsável pelas mortes de câncer no país. Se o camarada morre de carcinoma no fígado, lá vem o anti-tabagista (muitas vezes, o chato do ex- fumante) e diz que a culpa foi do cigarro. Tá. É isso?
De acordo. O cigarro é um veneno, vendido de forma legal, e uma fonte inesgotável de impostos para o governo.

Tirando o fumante ativo (aquele que fuma, e vai se matando aos poucos) e o passivo (o pobre coitado que é obrigado a receber baforadas na cara por não ter outra alternativa), quem mais o cigarro mata? Mais ninguém!
E o álcool? Uma droga socialmente aceita e vendida à vontade em qualquer canto deste mundão. Às vezes, você entra em um bar de beira de estrada querendo algo para comer e não encontra, mas bebida alcoólica, encontra, sim!
O cigarro não é droga, pois não altera o humor do usuário; o álcool, sim.
Ninguém bate na mulher porque chegou em casa "fumado", mas quantos são os casos de maridos que chegam em casa BÊBADOS e espancam suas esposas? Muitos! Um número incalculável!
Quantos acidentes de carro ocorrem porque o motorista fumou? E quantos acontecem porque o motorista bebeu?
Hoje em dia, nem cartazinho de cigarro na padaria pode. Enquanto isso, anúncios de bebidas alcoólicas invadem quase todos os horários na TV, incluindo-se aqueles onde crianças e jovens são boa parte da audiência.
Fizeram um bruta terrorismo contra o cigarro. Tá certo. Tem mais que fazer isso. Eu fumo, mas acho que um maço de cigarros deveria custar, sei lá, 20, 30 reais, contanto que, uma cerveja custasse o mesmo, e a comida tivesse o seu preço substancialmente reduzido.
Por que essa hipocrisia em atacar o cigarro sendo que o álcool mata muito mais?
Aí, vem um ou outro médico e diz que beber vinho faz bem para o coração. Só que eu não sou médico, mas sei que o que é benéfico à saúde não é o vinho, que contém álcool, e sim a uva, que contém flavonóides. São os tais flavonóides que fazem bem à saúde. Então, em vez de vinho, basta tomar suco de uva. E pronto.
Um cara que chega na televisão, para uma audiência espetacular, e fala que é bom beber vinho, e nem sequer cita que tomar o suco de uva dá no mesmo, para mim, das duas, uma: ou ele é garoto-propaganda "enrustido" de alguma vinícola ou... um louco foragido de algum hospício por aí.
Aí, tem o médico que fala para o paciente com problemas de cálculos renais: "Tome uma latinha de cerveja por dia". O objetivo dessa "maravilhosa" terapia é fazer o sujeito mijar horrores.
Eu tenho uma técnica bem mais saudável: quer mijar? Toma muita água... suco de melancia... chá mate (com moderação, e nunca à noite)...
Cerveja como remédio? Vinho como remédio? Pô, qual é a desses homens de branco?
Pior ainda, é aquele médico que te olha na cara e sentencia: "Se tu não parar de beber, vai morrer". Aí, o coitado se assusta, pára de beber e, num desses acasos da vida, encontra o seu médico conselheiro a bordo de um barzinho entornando todas...
O cigarro é uma merda? É! O cigarro mata? Mata! A publicidade do cigarro merece ter sido banida da mídia em geral? Merece! Deveriam proibir fumar até na rua? Deveriam.
Só que deveriam proibir a publicidade de qualquer tipo de bebida alcoólica, mesmo aquelas com pouquíssimo teor de álcool; os bares teriam que ser fechados antes das 23 horas; e menor flagrado com bebida deveria ir para o Conselho Tutelar e os pais para a cadeia!
Agora, me responda: o cigarro só é vendido mesmo porque dá lucro para o governo - às vezes, eu nem sei se houve lançamento de alguma marca.
Mas a bebida alcoólica continua desfilando o seu poder letal por todos os lados, desde a revista até o rádio e a TV.
Para tirar um fumante de um restaurante, é fácil. Para fechar um bar, cheio de gente desocupada, de cara cheia, nem com intervenção policial, só se houver distúrbios graves, como brigas, mortes etc.
Mexeram com o cigarro? Então, que mexam agora com a bebida!
Fora, álcool. Você só serve para limpar as coisas e acender lareira!

0 comentários: